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Explicação da Bíblia e seus Versículos

O Segundo Capítulo de Esdras, versículo 2, conta os nomes dos grupos de pessoas que retornaram com Esdras a Jerusalém. A jornada foi promovida pelo grande rei persa, Ciro, que permitiu que os judeus retornassem à sua terra natal para reconstruir o Templo de Jerusalém. Essas pessoas eram consideradas os “filhos da região ao redor”. O versículo fornece a lista exata dos que retornaram à Judéia, listando seus antepassados, número de pessoas e outros detalhes. O primeiro grupo era o dos filhos de Paros: 2.172 homens. O segundo grupo era o dos filhos de Sephamra: 372 homens. O terceiro grupo era o dos filhos de Arã: 775 homens. O quarto grupo era o dos filhos de Pahat-Moab, dos filhos de Jesuá e Joab: 2.812 homens. O quinto grupo era o dos filhos de Elam: 1.254 homens. O sexto grupo era o dos filhos de Zatu: 945 homens. O sétimo grupo era o dos filhos de Zacai: 760 homens. O oitavo grupo era o dos filhos de Bani: 642 homens. O nono grupo era o dos filhos de Bebai: 623 homens. O décimo grupo era o dos filhos de Azgad: 1.222 homens. O décimo primeiro grupo era o dos filhos de Adônico: 667 homens. O último grupo era o dos filhos de Bigvai: 2.056 homens. Ao todo, em Esdras 2:2, os retornados eram 12.562 pessoas, não incluindo mulheres e crianças.

Esse capítulo é importante porque descreve os campos de refugiados judaicos que retornaram para Jerusalém, liderados por Esdras. Além disso, fornece muitos detalhes sobre a origem dos refugiados. Essas famílias vieram de várias partes da antiga Assíria, incluindo Arã, Pahat-Moab, Elam, Zatu, Zacai, Bani, Bebai, Azgad, Adônico e Bigvai. Embora a passagem não ofereça muita informação sobre as vidas desses refugiados antes de sua jornada para Jerusalém, ela oferece uma visão das raízes geográficas das famílias judaicas e de sua diversidade.

Esdras 2:2 também destaca as consequências do cativeiro babilônico. Apesar de Ciro ter permitido que os judeus retornassem à terra de seus antepassados, o número de retornados não foi o mesmo que o número de exilados. Isso significa que muitos judeus decidiram ficar na Babilônia, especialmente depois de viverem lá por gerações, pois ela se tornou sua nova casa. Além disso, a liberdade dada por Ciro não significava necessariamente que os judeus retornados foram bem recebidos por aqueles que permaneceram na Judéia. Em vez disso, eles foram considerados estrangeiros e enfrentaram discriminação e maus tratos.

Esdras 2:2 é um capítulo importante para entender o contexto histórico da Bíblia. Ele oferece um olhar sobre o que motivou o retorno dos judeus à Judéia e o que significou isso para eles. O texto também destaca a diversidade das origens dos retornados e as consequências do cativeiro babilônico. Esse capítulo nos lembra que a história é muito mais complicada do que os relatos bíblicos podem sugerir.

O Segundo Capítulo de Esdras, versículo 2, conta os nomes dos grupos de pessoas que retornaram com Esdras a Jerusalém. A jornada foi promovida pelo grande rei persa, Ciro, que permitiu que os judeus retornassem à sua terra natal para reconstruir o Templo de Jerusalém. Essas pessoas eram consideradas os “filhos da região ao redor”. O versículo fornece a lista exata dos que retornaram à Judéia, listando seus antepassados, número de pessoas e outros detalhes. O primeiro grupo era o dos filhos de Paros: 2.172 homens. O segundo grupo era o dos filhos de Sephamra: 372 homens. O terceiro grupo era o dos filhos de Arã: 775 homens. O quarto grupo era o dos filhos de Pahat-Moab, dos filhos de Jesuá e Joab: 2.812 homens. O quinto grupo era o dos filhos de Elam: 1.254 homens. O sexto grupo era o dos filhos de Zatu: 945 homens. O sétimo grupo era o dos filhos de Zacai: 760 homens. O oitavo grupo era o dos filhos de Bani: 642 homens. O nono grupo era o dos filhos de Bebai: 623 homens. O décimo grupo era o dos filhos de Azgad: 1.222 homens. O décimo primeiro grupo era o dos filhos de Adônico: 667 homens. O último grupo era o dos filhos de Bigvai: 2.056 homens. Ao todo, em Esdras 2:2, os retornados eram 12.562 pessoas, não incluindo mulheres e crianças.

Esse capítulo é importante porque descreve os campos de refugiados judaicos que retornaram para Jerusalém, liderados por Esdras. Além disso, fornece muitos detalhes sobre a origem dos refugiados. Essas famílias vieram de várias partes da antiga Assíria, incluindo Arã, Pahat-Moab, Elam, Zatu, Zacai, Bani, Bebai, Azgad, Adônico e Bigvai. Embora a passagem não ofereça muita informação sobre as vidas desses refugiados antes de sua jornada para Jerusalém, ela oferece uma visão das raízes geográficas das famílias judaicas e de sua diversidade.

Esdras 2:2 também destaca as consequências do cativeiro babilônico. Apesar de Ciro ter permitido que os judeus retornassem à terra de seus antepassados, o número de retornados não foi o mesmo que o número de exilados. Isso significa que muitos judeus decidiram ficar na Babilônia, especialmente depois de viverem lá por gerações, pois ela se tornou sua nova casa. Além disso, a liberdade dada por Ciro não significava necessariamente que os judeus retornados foram bem recebidos por aqueles que permaneceram na Judéia. Em vez disso, eles foram considerados estrangeiros e enfrentaram discriminação e maus tratos.

Esdras 2:2 é um capítulo importante para entender o contexto histórico da Bíblia. Ele oferece um olhar sobre o que motivou o retorno dos judeus à Judéia e o que significou isso para eles. O texto também destaca a diversidade das origens dos retornados e as consequências do cativeiro babilônico. Esse capítulo nos lembra que a história é muito mais complicada do que os relatos bíblicos podem sugerir.