Receba versículos bíblicos diariamente no nosso canal no WhatsApp
Explicação da Bíblia e seus Versículos

O capítulo 2, versículo 4 de Esdras se refere ao retorno de Israel a Jerusalém após a Babilônia, quando os que haviam sido libertados retornaram a seus lares ancestrais. Este retorno foi liderado por Esdras, um sacerdote pertencente à tribo de Levi que foi autorizado pelo rei persa Ciro a levar o povo de volta para casa. O versículo 4 fornece alguns detalhes sobre esse retorno, especificando que doze mil e quatrocentos indivíduos, “descendentes de Coate, de Benjamim, de Sarepta, e de Mariasa”, regressaram para Jerusalém.

Esta passagem de Esdras oferece algumas informações fascinantes sobre a diáspora judaica e o retorno a Israel. Primeiro, revela que não todos os israelitas foram exilados na Babilônia. A lista de membros da diáspora aqui mencionada é significativamente menor do que a quantidade de exilados, e os indivíduos nesta lista teriam escapado ao destino de seus compatriotas. Segundo, esta passagem ilustra como as distintas tribos de Israel se uniram para retornar à terra de sua herança. A lista inclui membros de cinco tribos diferentes – Coate, Benjamim, Sarepta, Mariasa e Levi – todos volta por um propósito comum: a reconstrução de Jerusalém.

Além disso, este versículo nos dá alguma informação sobre a extensão e natureza deste retorno. Primeiro, o número de pessoas que retornaram é significativamente menor do que o número de exilados. Isto sugere que houve um forte elemento voluntário no retorno, já que muitos exilados optaram por permanecer na Babilônia. Isso também pode sugerir que muitos exilados se misturaram com as populações locais, tornando-se parte da sociedade babilônica. Além disso, o fato de que estes membros da diáspora vieram de cinco tribos diferentes indica que o retorno a Jerusalém teve lugar em várias ocasiões e em várias partes da Babilônia.

Finalmente, este versículo destaca a liderança de Esdras como um dos principais responsáveis pelo retorno dos exilados a Jerusalém. Embora Ciro tenha sido o primeiro rei persa a permitir o retorno, foi Esdras quem reuniu e reuniu a diáspora dispersa e a liderou em seu retorno. Esdras foi a figura-chave por trás da reconstrução de Jerusalém e da re-estruturação do culto judaico. Foi a sua dedicação e liderança que tornou possível o renascimento de Israel após a Babilônia.

O versículo 4 do capítulo 2 de Esdras nos oferece algumas informações importantes sobre o retorno do exílio babilônico. Revela que nem todos os israelitas foram exilados, que membros de várias tribos se uniram para retornar para seu lar ancestral e que o retorno incluiu tanto voluntários como aqueles forçados a sair. Também destaca a liderança de Esdras, que trabalhou com Ciro para possibilitar o retorno dos exilados e guiá-los durante a reconstrução de Jerusalém. Esta passagem nos dá uma visão única e significativa deste importante evento na história de Israel.

O capítulo 2, versículo 4 de Esdras se refere ao retorno de Israel a Jerusalém após a Babilônia, quando os que haviam sido libertados retornaram a seus lares ancestrais. Este retorno foi liderado por Esdras, um sacerdote pertencente à tribo de Levi que foi autorizado pelo rei persa Ciro a levar o povo de volta para casa. O versículo 4 fornece alguns detalhes sobre esse retorno, especificando que doze mil e quatrocentos indivíduos, “descendentes de Coate, de Benjamim, de Sarepta, e de Mariasa”, regressaram para Jerusalém.

Esta passagem de Esdras oferece algumas informações fascinantes sobre a diáspora judaica e o retorno a Israel. Primeiro, revela que não todos os israelitas foram exilados na Babilônia. A lista de membros da diáspora aqui mencionada é significativamente menor do que a quantidade de exilados, e os indivíduos nesta lista teriam escapado ao destino de seus compatriotas. Segundo, esta passagem ilustra como as distintas tribos de Israel se uniram para retornar à terra de sua herança. A lista inclui membros de cinco tribos diferentes – Coate, Benjamim, Sarepta, Mariasa e Levi – todos volta por um propósito comum: a reconstrução de Jerusalém.

Além disso, este versículo nos dá alguma informação sobre a extensão e natureza deste retorno. Primeiro, o número de pessoas que retornaram é significativamente menor do que o número de exilados. Isto sugere que houve um forte elemento voluntário no retorno, já que muitos exilados optaram por permanecer na Babilônia. Isso também pode sugerir que muitos exilados se misturaram com as populações locais, tornando-se parte da sociedade babilônica. Além disso, o fato de que estes membros da diáspora vieram de cinco tribos diferentes indica que o retorno a Jerusalém teve lugar em várias ocasiões e em várias partes da Babilônia.

Finalmente, este versículo destaca a liderança de Esdras como um dos principais responsáveis pelo retorno dos exilados a Jerusalém. Embora Ciro tenha sido o primeiro rei persa a permitir o retorno, foi Esdras quem reuniu e reuniu a diáspora dispersa e a liderou em seu retorno. Esdras foi a figura-chave por trás da reconstrução de Jerusalém e da re-estruturação do culto judaico. Foi a sua dedicação e liderança que tornou possível o renascimento de Israel após a Babilônia.

O versículo 4 do capítulo 2 de Esdras nos oferece algumas informações importantes sobre o retorno do exílio babilônico. Revela que nem todos os israelitas foram exilados, que membros de várias tribos se uniram para retornar para seu lar ancestral e que o retorno incluiu tanto voluntários como aqueles forçados a sair. Também destaca a liderança de Esdras, que trabalhou com Ciro para possibilitar o retorno dos exilados e guiá-los durante a reconstrução de Jerusalém. Esta passagem nos dá uma visão única e significativa deste importante evento na história de Israel.